Devaneios

Este blog pretende abordar o cotidiano de uma menina urbana, que adora viver, acredita no amor, nas pessoas, que o mundo pode e será melhor! É a sua fuga para um mundo particular onde é a "Pequena Princesa": tem suas próprias leis, seus deveres, suas vontades. Apertem os cintos e aproveitem a viagem!

terça-feira, agosto 30, 2005

Marketing de Relacionamento...

O conceito é bem simples: Se o cliente estiver satisfeito com você, ele não te trocará por pouca coisa. O objetivo aqui não é ganhar novos clientes, e sim aumentar a participação daqueles que você já tem. Porém, essa ferramenta não pode ser utilizada para todos os seus clientes, somente aqueles que te dão lucratividade ou possuem um grande potencial se estimulados, ou seja: nada de atirar para tudo quanto é canto. Escolha o alvo, tenha foco, foco... Respire, conte até 10...

"Marketing de relacionamento é um conjunto de vários fatores que quando somados vão estabelecer uma ligação entre você e seu cliente". A satisfação dele é, em uma análise simplista, essencial, pois é ele quem vai pagar as suas contas no fim do mês.

Estudo de Caso: Vida Afetiva.(VA)

Marketing de massa: Tradicional. O objetivo deste é abocanhar uma grande fatia do mercado, baseado em ganhos de receita, cash. Massifica os clientes de forma que o único diferencial é o preço. Exemplo ADM: Mcdonald’s.
Exemplo VA: Ficar. Não chega nem a ser um primeiro encontro. É aquela velha guerreira que nos acompanha pelos carnavais da vida. O que conta aqui não é a qualidade e sim a quantidade. Nesse ponto, o fato da sua prima de 15 anos tirar onda porque você não ficou com ninguém em tal festinha enquanto ela pegou 50, torna-se preocupante.

Marketing de Relacionamento: O conceito já foi explorado anteriormente. Vamos nos ater aos exemplos.
Para conquistar um cliente a ponto de se interessar a fechar um “contrato”: O primeiro contato tem que ser perfeito. E todo o serviço/ produto deverá atender às necessidades dos Clientes.
Exemplo ADM: A satisfação de um cliente em comprar um produto bom, com formas de pagamento acessíveis, dentro do prazo e com direito a brindes.
Exemplo VA: O primeiro encontro. Mas é aquele em que a mulher se sente uma rainha, com conversa legal, a coisa flui, sabe? Bills, em todos os aspectos, pagos por ele. Ela só é paparicada. Nada daqueles caras babões que falam “coisinhas meigas” que dão a impressão de que você é frágil. E o test-drive? Tem que ser o “the best of the world”, porque a vida, meu amigo, é cruel, e a primeira impressão é realmente a que fica.

ATENÇÃO: Antes de definir as ações é importante mudar o objetivo da sua “empresa”. Existem aquelas que são essencialmente focadas na massificação e aquelas que podem estabelecer vínculos de relacionamento. Um exemplo Clássico, Amiga da Jammys: A menina sai na quinta para se divertir e acaba conhecendo um carinha legal. Mais que depressa rola aquele approach e a tendência de ter uma noite inesquecível é 99,9% real, se ela não fizesse um comentário desnecessário sobre a barriga sarada do moço. Mesmo assim, sabendo que tinha conquistado o cliente, continuou a investir: E liga, e manda e-mail, e deixa recados até que o convence novamente a conhecer “melhor” seus serviços. Tá, combinado! A menina, depois de ganhar a confiança do menino, trocar uns beijinhos e tal, enche a cara e fica com outro na frente dele? Ela agiu corretamente no MKT de relacionamento, só que o perfil da moça no momento era uma “quantidade”, sacou?
Bem, acho que este post terá continuação, afinal de contas ainda tenho 4 aulas.....