quinta-feira, junho 30, 2005
terça-feira, junho 28, 2005
Eles querem me controlar, mas são todos descontrolados...

Ah nem... Helpdesk! Pára de bloquear as minhas páginas preferidas! Como eu vou atualizar esse blog agora? Ninguém merece! O que eu vou fazer nessas 8h diárias de trabalho? Hehehe! Estou muito triste...
Eu trabalho sim! (para os engraçadinhos que já pensaram em comentar: Que tal trabalhar?) Mas acontece que eu termino minhas coisas muito rápido para ficar mais tempo sem ter o que fazer. Agora além de tempo livre eu não tenho mais nenhum site legal para visitar...
Mas vocês verão! Eu sou vingativa e esperta! Vou driblar vocês! Hahahaha!
Quem com ferro fere, com ferro será ferido!
Agradecimentos especiais a Ana Cecília que postou para mim!
segunda-feira, junho 27, 2005
... E o mundo não se acabou
Graças à astúcia por mim adquirida em anos de experiência, eu participei dessa batucada em partes... Pois havia bebido o suficiente para me jogar e pouco o suficiente para não pagar tanto mico, cair no chão, quebrar copos, essas coisas...
O que foi interessante foi ver aquele povo que você raramente conversa, porque está sempre correndo para uma aula, e num momento daquele você percebe que são pessoas maravilhosas, altivas, e surpreendentemente engraçadas quando bêbadas!
Acabo de constatar que somos mais legais quando bebemos: falamos e fazemos o que realmente temos vontade. Os verdadeiros amigos seguram teu cabelo em determinadas horas... E no dia seguinte você é o alvo de chacota!
Só sei que sexta eu fiz “novos amigos”, entre aspas porque já os conhecia de vista, arrumei um pretendente que está desesperado para conhecer a Carol Haydê (AC, temos que falar com a Carol) e...
Beijei a boca de quem não devia
Peguei na mão de quem não conhecia
Dancei um samba em traje de maiô
E o tal do mundo não se acabou*.
*Esse sambinha é muito bom!
Sábado eu experimentei meu vestido dourado de dama de honra! Ele é lindo, mas acho que ainda estou com muita vergonha de entrar na igreja vestida assim, e na frente da noiva... Domingo fiz um prova para o concurso da ANTT. A prova objetiva até que foi boa, porém a discursiva, estava impossível de se fazer! Queria muito conhecer o ninja que elaborou essa prova para dar um catiripapo na cara dele!
sexta-feira, junho 24, 2005
Nothing else...
Vou falar da minha irmã. O primeiro motivo para isso é que amanhã será aniversário dela, a menina está concluindo sua faculdade de Letras essa semana e também porque não vou atualizar o blog no fim de semana.
A Emille é meu presente de aniversário. Nossa diferença de idade é de exatamente um ano e nove meses. De uma coisa eu tenho certeza: a minha festa de 1 ano foi muito boa, né pai, né mãe... As festas dela são sempre legais porque normalmente tem como motivo festa junina. Então quase todas as fotos da nossa infância Érick, Emille e eu estamos caipiras. A gente dá certo a medida do possível. Brigamos a medida do possível também afinal somos irmãs, dormimos no mesmo quarto, ora bolas... Convivência é isso!
Ontem fui buscá-la no Beirute... Como estava lá desde as 19h, e já passava das 22h30min, podem imaginar que circunstância a encontrei...Trêbada e muito feliz, afinal arrancou um SS na sua Monografia. Não sei o título certinho, mas é um estudo literário sobre a abordagem das personagens negros do Livro O Cortiço.
Papo de bêbado, mesmo sendo a minha irmã, nunca muda. Disse: Emille não abaixe o banco do carro nem durma senão você vai passar mal. “Que nada! Eu nunca passo mal...”. E lá fomos nós embora para casa com parada rápida na beira da estrada... O motivo vocês já devem imaginar. Mas que prontamente liguei para o irmãozãozão e este ficou em prontidão para os nossos pais não perceberem o que estava acontecendo. Demos banho na menina, que passou mal de novo no banheiro... Que dormiu no box.... hahahaahaha! Que foi carregada para cama porque capotou no sofá da sala...
Mas o melhor foi explicar para o meu pai porque eu tive que lavar o tapete do carro: Tava com um cheiro ruim... Acho que a Ana Cecília pisou em alguma coisa... Depois da ressaca e das palavras que nunca mais vai beber seleta, só falta saber se a lavagem do carro será por conta da bêbada... Mas como cobrar se amanhã é seu aniversário?
Feliz Aniversário Mangüaça!!!
terça-feira, junho 21, 2005
Me leve sem destino...
Acho que num momento desse a minha personalidade impede de fazer essas coisas: Gosto das coisas fixas, determinadas. Meu ditado preferido é: melhor ter um pássaro na mão que dois voando... Por isso que sinto que na hora H eu não consigo largar essa “segurança”.
Se tudo der certo, nesses anos que virão eu farei uma aventura dessas ou até morar em outra cidade: Ir a todos os lugares e a lugar algum. Bem que eu gostaria que fosse como o filme Diários de Motocicleta onde o menino Ernesto se torna Che Guevara. Mas não sou tão revolucionária assim. Então me contendo em conhecer outras culturas e com elas me conhecer. Já que não posso ser Ernesto, quero ao menos ser a personagem dessa música que sempre me persegue...
Boa viagem Jamis!
Vento ventania me leve para as bordas do céu
Pois vou puxar as barbas de Deus
Vento ventania me leve pra onde nasce a chuva
Pra lá de onde o vento faz a curva
Me deixe cavalgar nos seus desatinos
Nas revoadas, redemoinhos
Vento ventania me leve sem destino
Quero juntar-me a você
E carregar os balões pro mar
Quero enrolar as pipas nos fios
Mandar meus beijos pelo ar
Oh, vento ventania
Me leve pra qualquer lugar
Me leve para qualquer canto do mundo
Ásia, Europa, América
Quero mover as pás dos moinhos
E abrandar o calor do sol
Quero emaranhar o cabelo da menina
Mandar meus beijos pelo ar
Me leve mas não me faça voltar
segunda-feira, junho 20, 2005
Segunda: Dia da Preguiça!!!!
Como ainda é junho tive várias festas juninas para prestigiar. Estas começaram na sexta a tarde quando o meu departamento fez uma super festa com muita comida e quentão. Comi demais! Depois, para tirar o peso da consciência e, sabendo o que a noite me aguardava, fui a academia. Até que estou sendo guerreira dessa vez fazendo todos os exercícios e aula de spinning. Aí a noite ficou reservada para um povo que há muito tempo não saia que era os meus amigos da UnB. É muito bom beber num boteco barato, ainda mais quando depois disso tem a festinha do C.E.U, Muito bom! Só não pude aproveitar mais devido ao horário e também pela minha fase de purificação: Vi como sou forte mesmo bêbada! Hahaha!
Sábado, festa junina da radiologia do Anchieta, comi feito uma condenada e fui a Torre de TV ver um pouco de Manu Chao. Mas a chuva atrapalhou isso tudo! Domingo Clube com os amigos, joguinho de futebol, aliás, que vexa em Seleção? Sorte que o meu tricolor bateu de 3 no Internacional... hahahaha Não posso ver o meu chefe Djalma hoje! Quarta será a final da copa do Brasil e a minha esperança é dedicar na quinta um post ao meu tricolor do coração...
Para finalizar, após a missa assisti alguns capítulos da série Lost, até o 6º para falar a verdade. Não sei não, mas acho que está todo mundo morto naquela ilha. Acho que vai acabar como o filme “Outros” ainda mais depois que a senhora que perdeu o marido disse que ele não estava morto e que eles (os mortos) poderiam estar pensando o mesmo deles. Sem contar o fato inexplicável do velhinho paraplégico depois do acidente voltar a andar... Ainda bem que tenho até o 25º episódio lá em casa. Só tenho que chegar mais cedo para ver alguns e melhorar meus argumentos sobre isso.
Um beijo para meus coleguinhas! Ehhhhh!
sexta-feira, junho 17, 2005
Diga espelho meu, se há na avenida alguém mais feliz que eu?
Pesares porque eu caí na escada do meu trabalho estando vestida de saia branca que ficou imunda, pisei na casca de banana, meu corpo já estava tão doido da academia, ficou mais ainda com os tropeços.
Mas isso não importa porque apesar de ter alguns vestígios dessas traquinagens por aí, uma perna roxa, por exemplo, nada disso foi maior do que organizar uma super festa em 40 min.
Como o post passado revelou, ontem foi o aniversário da AC e a gente tinha que fazer alguma coisa rápida, barata e legal para comemorar! Então a Aninha teve uma brilhante idéia de cantar parabéns na UnB, onde a AC teria aula: Pediu para o Alfredo comprar os balões, velas e a gente ia comprar as bebidas e alguma torta, porque tinha que ter um lugar para colocar a vela, ora bolas! Liguei para o Diogo que ligou para o Michel. Aí esses meninos compraram a Sidra Cereser, que deixou meu carro com um cheiro horrível!
No final da história deu tudo certo! Aninha, Alfredo, Michel, Ana Laura, Luciana, Fernanda, Eu, Diogo, no estacionamento da Reitoria tocamos o terror em homenagem a nossa grande amiga!
Foi tudo muito bom e os frutos eu colhi hoje de manhã quando acordei e agradeci a Deus por estar viva e ter amigos tão especiais como vocês!
Um beijo!
quinta-feira, junho 16, 2005
Parabéns Pra Você!!!

Como normalmente resumo meus cumprimentos em Feliz Aniversário e Felicidades, deixo abaixo uma mensagem que achei legal (tirada da internet, claro!).
Que seus olhos se tornem
Mais brilhantes do que sempre,
De alegria e de contentamento,
E seu sorriso, tão lindo e cativante,
Ecoe em gargalhadas de felicidade...
Que sua voz vibrante,
A cada abraço recebido
Demonstre a satisfação
De ter tanto carinho...
Que seu coração sempre se enterneça
Pois sabe o valor da amizade...
Que em seu corpo vibre a saúde,
A energia, a vida...
E que sua alma fique iluminada
Com as bênçãos do amor
Que você merece.
terça-feira, junho 14, 2005
Ocupada!
Pior que um fim de semestre na faculdade só dois: O seu e o da sua mãe!
Não consegui fazer nada hoje além de trabalhos... Não entrei no msn, nem nos blogs dos amigos. HUMPF!!!
segunda-feira, junho 13, 2005
Metalinguagem

Esse post é também sobre algo que há algum tempo queria comentar que é sobre a origem desse blog. Considero importante falar como cheguei aqui, como achei esse nome, por quê a minha URL é jammys, essas coisas.
Comecei a minha vida virtual, digo a registrar dados na internet, ano passado quando comecei um fotolog. Como havia muito tempo que não escrevia, pensei que com as fotos eu me inspiraria e escreveria mais. Não foi o que aconteceu. A maioria das minhas fotos ficam no computador de casa, então eu tinha que postar algo só quando chegasse em casa por volta da 23h. Nesse momento eu até poderia pensar em algo legal para escrever, mas não conseguia ordenar: o dia já tinha sido cheio de informações e a única coisa que poderia organizá-las seria uma boa noite de sono.
Então eu pensei num blog. E veio aquela pergunta? O que vou escrever? Que tema irei abordar? Qual seria o nome? E tinha outras também, só que não vale a pena aqui registrar. Aí decidi que ia fazer o primeiro post e depois pensaria no resto. As coisas viriam naturalmente. Quando fui registrar o no blogger, tive que pensar no nome. Aí coloquei ***** porque um dia eu teria esperança que essas 5 estrelas transformariam num belo nome. Não pus a descrição e nem o perfil. Hoje vejo que muitas coisas já têm a sua carinha:
Primeiro que coloquei a minha foto! Ontem pela madrugada achei o nome e fiz uma descrição. Espero que tenha ficado legal! O desafio para os próximos dias é colocar o meu perfil. O que meus amigos escreveram sobre mim ficou legal. Acho que vou me descrever e colocar essas avaliações como depoimentos no final dele. A minha maior dificuldade em fazer isso é que não gosto de colocar minhas características físicas. Não que não sejam boas, longe disso (ô modéstia!!!). Não quero me sentir um pedaço de carne dentro do meu espaço. Então devo explorar mesmo o que avalio interessante que é a minha essência... (uh!!!).
Sobre a minha URL (jammys) é um apelido que estou gostando de ter. Uns amigos resumiram o meu nome para isso e a sonoridade faz com que eu me sinta mais íntima, mais amiga. Por isso coloquei. Depois falarei sobre os vários apelidos que já tive. Isso merece mais que 4 linhas.
sexta-feira, junho 10, 2005
Dos meus desejos por seus beijos...
Como prometido a postagem de hoje será especial, mas não tanto como eu esperava. As minhas intenções para essa sexta "love is in the air" era mostrar a todos uma foto do meu amor. Só que ele é muito tímido, tanto que ainda não o conheço. Espero que até domingo ele apareça! Bem, eu recebi ano passado, nesta mesma época, um e-mail ótimo em homenagem ao dia dos namorados. Um beijo a todos!
Te amo, Porra!!
É tudo amor, é tudo sintoma
Xingamentos ou morte!
Fidelidade ainda que tardia!
Relacionamentos com atitude
São madrugadas de pouca sorte
Pra quem reconstroi corações ao raiar do dia.
Todos os curativos, há quem pergunte
São suficientemente fortes para conter
A mais turbinada das taquicardias?
Eu te mato! Te esquartejo! Te degolo! Te torturo!
Arranho seus Cds! Queimo seus livros!
Formato o seu micro! Mas, te amo, Porra!!
quinta-feira, junho 09, 2005
Quinta de Lei!
Na volta para casa, que é um caminho longo, uns 30 min dirigindo, resolvi fazer um caminho diferente e passei por dentro do Guará. Isso me fez lembrar de umas estripulias que já fiz naquele lugar.
Quando estudava no colégio militar eu tinha uma amiga muito próxima, vivíamos grudadas. Um dia, depois de cada uma se gabar pela sua cidade, que Taguatinga era mais animado que o Guará, que o Guará era mais legal, decidimos passar um fim de semana na casa da outra.
Ela foi a minha casa primeiro e, naquela época que, se não me engano, era junho, tinha festa junina perto de casa, meu irmão já dirigia então fomo a vários lugares. Foi ótimo! Quando foi a minha vez de passar na casa dela lembro que minha mãe fez várias recomendações, o que podia fazer e não. Só sei que tinha vários amigos no guará e a gente combinou de encontrar um que estava num ginásio de esportes lá. Como era início de noite, a gente ia para esses lugares caminhando. Depois fomos a um baile funk, que, aliás, era moda na época, mas eu fiquei com medo das peças raras que apareceram por lá. Lembro que não falei pra minha mãe que ia sair então fiquei com um medão de ser vista por alguém conhecido. Engraçado como a vida são ciclos onde você vive as mesmas ações só que acaba tomando posturas diferentes devido à experiência adquirida... Há uns meses atrás estava aprontando essas saídas sem satisfação... Por um pouco de privacidade né? Hahahaha!
Voltando ao guará, sempre que passo nessa cidade lembro desse episódio. Hoje os amigos são outros, mas essa lembrança foi algo que realmente me pegou em cheio ontem, me levou para uma época boa!
Esse fim de semana será muito cheio de coraçõeszinhos no ar para quem tem um amor. Portando não percam o post de amanhã que será dedicado a estes enamorados! Pretendo colocar algumas imagens, se o meu personal stylist de blog ajudar... Mesmo que eu não consiga, o texto valerá a pena... prometo!
terça-feira, junho 07, 2005
Por um mundo mais bonito...
Todos os jornais já nos informaram que a Diretoria dos Correios, devido a onda de corrupção que nos assola, tiveram de entregar as funções. Estamos sem Presidente, como se isso fizesse alguma diferença no meu trabalho. Mas o que achei legal foi que o Assessor do Departamento nos convocou para informar o ocorrido e também para repetir as palavras da Diretoria: foi um prazer trabalhar com vocês, essas coisas. E eu particularmente gosto disso. Acredito que essa “satisfação” enobrece o trabalho, as pessoas se sentem mais valorizadas: “O Presidente da Empresa se preocupa conosco”. Eu acho que melhora o relacionamento, a qualidade de vida.
De forma particular aqui na minha divisão a coisa não foi tão simpática assim: Depois de quase um mês sem chefe, a mulher chega e nem dá bom dia? Como manteremos um ambiente de trabalho com alguém assim? Só sei que, para variar, desanimei de novo desse lugar...
Vejo que trabalhar não está valendo a pena uma vez que desde quando comecei só tenho acumulado dívidas. Tenho saudades do tempo que pedia dinheiro para minha mãe sem ela questionar, cadê seu salário? Do tempo que não tinha conta no banco. Acho que era mais feliz! A intenção agora é melhorar a minha vida nesses aspectos. Acho que o mundo seria mais bonito se eu tivesse numa praia agora...
segunda-feira, junho 06, 2005
Numa segunda qualquer....
Eu tenho um problema para introduzir um post no blog: Não consigo ir direto ao assunto antes de cumprimentá-los ou tecer comentários sobre o dia do mesmo. Tentarei não falar dessa segunda... Mas está difícil de sair dessa rotina introdutória, ainda mais com a novidade que soube: mãe da AC está grávida, depois de 22 anos ela terá outro baby!!! Parabéns...
Para não ficar somente com a boa notícia da AC que não é mais filha única, resgatei uma crônica, se é que isso se chama assim, que escrevi em março de 2004 quando era mais pé rapada do que hoje e andava de ônibus. Ressalto que tudo que escrevi abaixo já aconteceu comigo, mas não tudo de uma vez!
Existe uma coisa mais insuportável na segunda-feira que seja ser acordada pelo despertador?
Que chegar na parada correndo com medo de perder o ônibus?
Que ficar de pé no ônibus numa viagem de 40 min?
Descobrir que sua viagem será mais longa porque tem um enorme engarrafamento?
E o pior, ser parada pela Blitz e ser informada que terá de descer do ônibus porque este não tem autorização para transportar passageiros (é um piratão?)
Aí se depara em plena estrutural, com as duas vias num sentido único e está naquela pista que não passa ônibus coletivo, é lógico, e tem que atravessar aquelas travas, que impedem os famosos gatos (acho que o nome é guard-rail).Detalhe: vc está de saia!!!!! Pense na cena..... Pode rir que eu deixo.
Então vc finalmente pega mais um ônibus lotado e já chega cansado no serviço e fica esperando na fila de visitantes pois você esqueceu seu crachá na bolsa que trocou.
Outro filão para os elevadores: E tem aquelas simpáticas pessoas que apertam para os andares do subsolo e vão subir.....Sem contar aqueles que estão no térreo e vão para o 1ºandar de elevador.
Mesmo assim você não perde o humor.... Até o momento em que é interrompida pelo seu chefe imediato que é um polha, que Sua maior atribuição é "Encaminhar" seus serviços para os subordinados, e que passa o dia inteiro ao telefone, ou inventando consultas, ou pior, dizendo que vai ter que voltar ao sindicato porque assinou um papel mas informou o número da sua identidade errado (existe isso?.... eu conheço esse ser), mas voltando aos fatos: Ele chega e te pergunta: "O que está fazendo?" Vc responde o Relatório X. Ele diz: "Ainda?"
Aí o que vc faz com um homem desse? Me respondam, Por favor pois ele está aqui no meu lado.....
É por isso que adooooooorrrrro as segundas!
Até mais!
sexta-feira, junho 03, 2005
Hoje não deixo mais nada importar...
Não deixarei mais nada importar porque eu não quero acordar cedo amanhã para ir a uma Saída de Campo, não quero fazer os trabalhos atrasados e sim o que eu realmente quero fazer desde segunda nesse friozinho é dormir. Mas com certeza vai bater aquela alma responsável, pelo menos para a saída de campo, pois me entregaram um super roteiro de tarefas para o relatório final... Acho que esse falatório, ou melhor essa redação, está repetitiva e eu não gosto reclamar das coisas porque eu tenho uma vida muito boa e sou modesta!
Essa sexta já foi bastante movimentada, começando pelas mudanças de lugares que ocorreram na minha Divisão; Amigos! Estou num lugar privilegiado! Ninguém vê o que estou fazendo: estou num super canto com vista panorâmica para o Setor Comercial Norte... Muito bom! Um dia tirarei fotos deste lugar e mostrarei a vocês. Só sei que agora posso até ver aqueles e-mails que exigem um cuidado maior... Estou no céu! Mais à noite irei atestar que estou gorda mesmo e apesar de malhar uns 2 meses não emagreci nada e como conseqüência afogarei as minhas mágoas numa deliciosa pizza de chocolate com banana! HUMMMMMMMM! Uma ressalva: Eu almocei salada, então esse desvio é permitido... Viu Juliana AC Paes?
Vou parar por aqui... Percebi que escrevo melhor pela manhã, quando as minhas idéias estão mais organizadas... E estou gostando dessa experiência de escrever no blog. Percebo que um dia, se continuar assim, terei um livro de crônicas... kkkkk
Meus fiéis leitores: O convite estende a vocês. Estarei no Piano Pizza hoje depois da academia. Beijos!
Ah! O trecho do título é da Marina Lima, A não ser você.
quinta-feira, junho 02, 2005
Por que as pessoas insistem em te avaliar pelos defeitos?
Ontem foi aniversário de uma pessoa muito especial para mim, a Cynara. Nos conhecemos aqui nos Correios, onde trabalho e ela fazia estágio. Parabéns Cy!
Não pretendo aqui citar todos os aniversariantes, pois com certeza eu me esqueceria de alguém. Então aniversariantes de junho, até os que eu esqueci, Parabéns! Hoje em especial, é aniversario de uma menina que convive há 11 anos com a nossa família: A Valéria, minha futura cunhada... É gente, ela ainda não casou com meu irmão, mas dia 17 de dezembro ela enforca o coitado. Aprendi a gostar, digo mesmo, pá pum, porque no inicio a gente não se topava. Hoje vejo que ela é uma pessoa especial e com o tempo nos tornaremos mais amigas... Mas isso não quer dizer que eu não vá chorar no casamento! Estou avisando logo porque já reservei alguns litros de lágrimas para o evento. Sou muito grudada ao meu irmão e é lógico que aquela dor no coração vai rolar, saudade das noites falando besteira juntos...
Tem também o aniversário da Ana Cecília! Mas quando tiver mais próximo eu falarei mais sobre essa garotinha que me acompanha por muito tempo. Algumas coisas vou adiantar: Somos amigas desde o Colégio Militar, sexta série, fizemos faculdade juntas e trabalhamos na mesma quadra. Então vocês podem supor que a vejo mais que minha mãe*, almoçamos juntas, saímos e blá, blá, blá... Mas o legal mesmo é que ela pretende fazer uma festa mexicana. Só que eu quero comer a fondue de chocolate que ela sabe fazer; Então sugeri que a festa temática seja: Embaixada do México na Suíça. Mas ontem teve aquelas sugestões do tipo apelou-perdeu como: Festa das Nações Unidas; Apelou-Perdeu.
Dia 25 é o dia da Emille, minha irmã, e da Tia Tonha, mãe do Ismanoel, falarei sobre essas peças em outro post.
Se você agora se pergunta: Por que o título do post é um e o que ela escreveu até agora não tem nada a ver?... Eu te respondo: Ontem aconteceu algo que me preocupou aqui nos Correios. Ofereceram-me uma função, é a segunda oferecida este ano, e eu lógico aceitei. Aí chega minha chefe imediata avisando que a portaria estava pronta, só que o chefe do departamento estava receoso por causa de um problema que tive com um colega aqui (a gente brigou porque eu não concordei com a postura dele). Agora vem a pergunta: Eu trabalho aqui há 3 anos, contando o estágio, sempre fiz meu trabalho direitinho, com exatidão, bem regido... E ele esta com essa preocupação? Faça-me o favor! Não pedi a ninguém para ser nomeada e agora me vem com essa? Por que não se preocuparam com isso antes de convidar para assumir esse “cargo de confiança”? Que saco! Com isso aprendi que nunca mais vou defender os meus preceitos aqui, só quando eles forem os mesmo dos meus chefes, ninguém merece ficar a vida toda sendo avaliada por um errinho que eu nem considero mais. Sei que no final vai dar tudo certo, mas não gosto de ficar me alimentando de esperanças e depois elas me serem tiradas. Como dizia o sábio João Grilo, do Auto da Compadecida, “Estou cansado de ficar rico, ficar pobre, ficar rico, ficar pobre”.
Dada a alfinetada do dia, quero dizer que ontem sonhei com o livro que estou lendo, o Código da Vinci. E que a historia que a minha imaginação inventou foi bem legal! Espero que o fim do livro seja assim também, ou quem sabe, melhor. Talvez, com esse incentivo do meu subconsciente eu consiga lê-lo mais rápido?
That’s all folks!
*Alias mãe, estou com raiva de você! Nem vai ao meu quarto mais antes de sair... isso não se faz!!!